domingo, 8 de junho de 2008

Músicas da Festa Junina

O mês de junho já chegou e com ele a correria de encontrar novos modelos de cartões, atividades de alfabetização com o tema, por isso resolvi elaborar algumas atividades e deixá-las a disposição.
para trabalhar com musica o professor poderá recriar os textos, criando novas versões das tradicionais cantigas, ou ainda transformar cantigas em livros de história.
Alem disso, podemos trabalhar o vocabulário típico, ampliando o repertório do aluno.
Vamos ao trabalho com musicas.
Capelinha de melão
de João de Barro e Alberto Ribeiro, a partir de um motivo popular

Capelinha de melão É de São João É de cravo, é de rosa É de manjericão
Apanhei rosas pelos caminhos As mensageiras do meu amor Tu me fizeste com os seus espinhos Uma coroa de dor
Mandei-te cravos, tu não ligaste E nem lhes deste nenhum valor Com duros cravos tu me pregaste Na cruz do teu falso amor


Sonho de papel
de Carlos Braga e Alberto Ribeiro

O balão vai subindo Vai caindo a garoa O céu tá tão lindo E a noite é tão boa São João, São João Acende a fogueira No meu coração Sonho de papel A girar na escuridão Soltei em seu louvor No sonho multicor Oh! Meu São João Meu balão azul Foi subindo devagar O vento que soprou Meu sonho carregou Nem vai mais voltar


Pula a fogueira
de João B. Filho

Pula a fogueira, Iaiá Pula a fogueira, Ioiô Cuidado para não se queimar Olha que a fogueira Já queimou o meu amor
Nesta noite de festança Todos caem na dança Alegrando o coração Foguetes, cantos e troca Na cidadde e na roça Em louvor a São João
Nesta noite de folgueto Todos brincam sem medo A soltar seu pistolão Morena flor do sertão Quero saber se tu és Dona do meu coração

Nenhum comentário: